domingo, 21 de junho de 2015

Como Parar de Fumar Sem Engordar com os Florais de Bach



Uma pesquisa recente mostrou que o número de fumantes no Brasil diminui consideravelmente nos 9 anos – e eu tenho orgulho de contribuir para esses dados. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 10,8% dos brasileiros mantém o hábito do tabagismo, o que representa uma redução de 30,7% em relação ao levantamento feito 9 anos atrás.
As estatísticas revelam que a população de fumantes está se reduzindo principalmente entre os jovens, mas existem também as pessoas que deixaram de fumar nesse período.

Uma questão de saúde

Não há dúvidas que deixar de fumar traz diversos benefícios para a saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo. Além disso, várias outras doenças surgem devido ao hábito de fumar, como apontam diferentes estudos. Por isso, é fundamental que os fumantes procurem alternativas para largar o cigarro de vez. Como ex-fumante, entendo perfeitamente o quanto é difícil abandonar o vício, mas o foco deve estar sempre na saúde.

Parar de fumar engorda?

Para muitos fumantes, o medo de engordar torna o processo ainda mais complicado. O ganho de peso é relatado entre várias pessoas que deixaram o cigarro e pode ser explicado cientificamente. Primeiramente, as substâncias contidas no cigarro, sobretudo a nicotina, fazem com que o metabolismo se acelere lentamente. Assim, o corte dessas substâncias pode desacelerar o metabolismo e contribuir para o aumento de peso.
Outro problema é que o cigarro interfere no paladar. Depois que paramos de fumar, o organismo volta a sentir o gosto e o cheiro da comida de forma mais intensa, o que pode fazer com que a pessoa coma mais. Esse processo geralmente ocorre nas primeiras semanas após a parada. Aos poucos, o organismo vai voltando ao normal e passamos a comer normalmente.
Por fim, é preciso considerar a questão da ansiedade. Pessoas ansiosas estão mais suscetíveis ao fumo e também ao ganho de peso. Em muitos casos, o cigarro é usado para controlar o nervosismo, mas, na ausência dele, a comida vem substitui-lo. Para os ansiosos, o processo deve ser acompanhado de tratamentos alternativos para controlar a ansiedade, evitando, assim, o ganho de peso.
Todo fumante tem em si uma ansiedade disfarçada ou encoberta por outras emoções por isso uma grande forma de combater isso é lançando a mão dos FLORAIS DE BACH.
Os Florais de Bach, são essências florais , preparados vibracionais à base de flores que atuam em nossas emoções. O ideal é que seja formulado individualmente, de acordo com o momento e as características de cada um. Os florais trabalham as emoções de dentro pra fora, e a medida que essas emoções vão sendo trabalhadas,vão aflorando outras,por isso o terapeuta floral deve estar acompanhando o processo.
Porém, existem algumas essências do sistema de Florais de Bach que podem ser indicadas para apoio ao momento de parar de fumar. Essas essências florais do sistema Bach, podem contribuir de forma positiva, encorajando a decisão de parar de fumar, dando todo o suporte emocional necessário durante a abstinência e ajudando a prevenir as recaídas, que são muito comuns.
    A terapia floral é  recomendada para quem esta parando de fumar sem nenhuma ajuda de medicamentos pois é nessa situação que as emoções provenientes da abstinência afloram.

Dicas para não ganhar peso:

  • Quando decidir parar de fumar, comece uma atividade física que possa ajudar no controle da ansiedade;
  • Se sentir muita dificuldade, procure auxílio terapeutico pelo menos durante o processo de abandonar o tabagismo;
  • Não substitua o cigarro por comida em excesso;
  • Procure consumir chás e alimentos que ajudem a reduzir a ansiedade;
  • Sempre que tiver vontade de fumar, tome um copo de água gelada bem lentamente;
  • Fique de olho na qualidade dos alimentos que você consome.
Terapeuta Floral e Coaching em Saude Alternativa:
Antonio Moura & Luzia Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário