domingo, 31 de maio de 2015

Obesidade e Florais de Bach




Obesidade x Florais

Olhe-se no espelho: você se considera "gordinha", ou acima do seu peso? Tenha em mente que você pode estar "querendo" estas gordurinhas a mais! E isso não é tão incomum. Se você está neste momento passando por um processo de baixa auto-estima, seu subconsciente pode estar fazendo o que você manda: "eu me odeio, não sirvo para nada, ninguém gosta de mim, sou feia mesmo"; daí seu cabelo fica opaco, sua pele fica esquisita, e as gordurinhas vão se acumulando... e este é apenas um exemplo! Claro, estamos aqui excluindo as causas puramente físicas, como disfunções hormonais (se bem que o seu corpo responde as suas ordens, mesmo que elas sejam interpretadas por um "funcionário" não muito esperto, digamos). Pois é.

O gordinho ou a gordinha deve aprender a aceitar as pessoas como elas são: sem esperar acontecer o que ele deseja ou querer que as pessoas sejam como ele próprio - é necessário mudar a percepção de si e das outras pessoas, para não acabar caindo na armadilha de sentir-se uma “vítima”.

Quando não queremos jogar fora alguma coisa, ou por achar que algum dia aquilo ainda terá utilidade ou então por apego (o papel do bombom que o primeiro namorado deu, e coisas assim), guardamos num cantinho, certo? Você já pensou em tudo o que guarda, sem utilidade imediata? Imagine fazer uma limpeza em seu quarto onde você jogaria no lixo TUDO aquilo que não utiliza – tenho certeza de que a maior parte das pessoas ficaria surpresa com a dificuldade em fazer isto, além de ver diminuída em uns 60%, no mínimo, de coisas inúteis...

Vamos imaginar que a mente é o diretor-presidente da empresa "Eu". Este diretor é aquele que sabe o que fazer na maior parte dos casos, e delega funções. O problema é que a comunicação entre ele e o vice-presidente é ruim, o vice não é um cara muito esperto e interpreta as ordens do jeito dele. Quando você se queixa do excesso de trabalho, e o diretor da empresa manda que seus setores (o SEU corpo) parem, o vice entende "Parar? Tudo bem!" e aí o que acontece? Você torce o pé, não consegue andar de jeito nenhum e tem que ficar de repouso, e o que é pior: sem sair da cama!

Muitas pessoas tem vivido a dificuldade de emagrecer às vezes desde a infância, e em muitos casos a pessoa vive fazendo dietas, e fica no "efeito sanfona" desde que se lembra. Só que não se recorda que quando tinha 2 anos, seus pais insistiam para que comesse bastante, para ficar forte, bonito, ver televisão ou qualquer coisa parecida, que os pais sempre usam como argumento para que seu filho se alimente.


O sistema dos Florais de Bach fazem um mergulho na memória energética da pessoa, uma "limpeza no sótão". Com os Florais, a pessoa consegue perceber os motivos que a fazem querer "guardar" a gordura, que pode ser por exemplo relutar em mudar, evoluir, amadurecer. Num trabalho holístico o ser humano é visto como um todo, e os desequilíbrios são analisados unindo-se várias técnicas e conhecimentos, onde o Assessor Floral compartilha as informações adquiridas com a pessoa interessada.

Segundo Valcapelli & Gasparetto, terapeutas, em “Metafísica da Saúde”, “as pessoas obesas têm dificuldade para expressar aquilo que sentem. Mostram-se afetuosas com os outros, mas em seu íntimo repousa uma grande carência, que se intensifica por não saberem lidar direito com os próprios sentimentos. O temor de serem abandonadas faz com que desenvolvam apego excessivo, manifestado em forma de cobrança”. Os autores fazem um curioso estudo em relação às preferências alimentares - afirmando que, metafisicamente, a digestão está relacionada ao processo para “digerir” o que vem de fora, ou seja, a forma como a pessoa lida com as situações concretas do mundo físico:



Preferência por doces - O doce simboliza o amor. O apetite exagerado por doces revela que a pessoa está faminta de amor e não está sentindo-se adequadamente saciada. É carência afetiva. Geralmente, revela a falta de amor por si;

Preferência acentuada por sal - Revela muitos conflitos internos. O sal é o oposto do doce, revelando o comportamento de pessoas que têm a necessidade de isolarem-se. Costumam ser solitárias, e têm dificuldade nos relacionamentos afetivos. Dificuldade em dar e receber amor. Pessoas muito racionais, que distanciam-se dos sentimentos;

Preferência por conservas e defumados - Revela personalidade conservadora e moralista; Preferência por comidas muito temperadas - Essas pessoas são arrojadas, gostam de desafios e estão sempre em busca de novos estímulos;

Preferência por comidas sem tempero - Pessoas que demonstram o desejo de se pouparem de todas as novas impressões. Medo de lidar com os desafios da vida, temendo qualquer confronto;

Preferência por alimentos duros - Revela agressividade. Essas pessoas consideram a vida “difícil e dura”.

E como os Florais de Bach podem ajudar no emagrecimento? Os Florais de Bach atuam como um tratamento holístico: a concepção holística percebe o universo como um todo harmonioso e indivisível. A saúde holística preocupa-se com o bem-estar do ser total, não limitada aos sintomas da enfermidade. Ela está baseada na premissa que corpo, mente e espírito formam uma unidade indivisível e que a desarmonia em um desses níveis causa a doença. Para Edward Bach (1886 – 1936), a doença é um conflito entre a personalidade e a Alma.

E, finalmente, eles alteram a atitude do paciente tanto em relação à doença quanto em relação à saúde...
A saúde existe quando há perfeita harmonia entre Alma, mente e corpo e essa harmonia, e unicamente ela, precisa ser alcançada antes que a cura possa se realizar.”

Visitem nossos terapeutas: SAGITTA TERAPIAS ALTERNATIVAS - Rua João Batista Viana 92 - São Sebastião - Canavieiras - BA

https://www.facebook.com/sagittacanavieiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário