quinta-feira, 7 de julho de 2016

DOENÇAS PSICOSOMATICAS E A OBESIDADE

1 - Por que vivo sabotando minhas dietas?...
Emagrecer é muito mais que entrar na dieta, fazer exercícios e sacrifícios, tem haver com o seu estado de espírito, sua auto-estima, capacidade de realização, seus traumas, pensamentos negativos e demais processos que causam este desequilíbrio no corpo.

É comum uma pessoa acima do peso começar uma dieta e no meio do caminho parar. Isso geralmente acontece por que a mudança que se pretende não se encontra apenas no físico. O ato mecânico de emagrecer é relativamente simples, basta você escolher uma dieta onde se corta as calorias ou iniba a insulina e o emagrecimento surge, mas quais são as mudanças internas que o individuo precisa fazer para obter o resultado esperado?

Com isso quero dizer que o ato mecânico não se sustenta sozinho. Há algum tempo atrás, li uma reportagem que dizia que 70 a 80% das pessoas que emagreciam, no prazo de cinco anos voltavam ao seu peso original. Parece uma taxa muito alta de reincidência, mas infelizmente é verdade. Em minha opinião este fato se deve pela medicina não focar as barreiras emocionais envolvidas neste processo. Como posso deixar de lado o fato que quando comemos em demasia a nossa mente está em um processo de fuga. A nossa vida é repleta de magoas, ressentimentos, raivas, medos e tantas outras emoções positivas e negativas e ainda assim, se releva essas emoções ao segundo plano.


O que fazer quando se olha no espelho e não gosta?

Mesmo estando envolvido com o pensamento positivo, podemos deduzir de que nada adianta ficar pensando que se está lindo e maravilhoso, por que não é isso que a sua mente vai aceitar.  Se você está se sentindo bem com o seu corpo, mentalizar que é belo ajuda. Mas se você se sente incomodado com isso, o que se deve fazer é utilizar o pensamento positivo para alterar este quadro que está a sua frente.  O primeiro passo é aceitar que se está gordo e que precisa mudar. Sem o reconhecimento que existe um desequilíbrio físico nada se pode fazer. É como tratar uma doença que não existe.

O segundo passo é encontrar uma dieta que você se adapte, este passo é importante, pois você está em desequilíbrio e precisa voltar ao equilíbrio. É como se preparar para uma maratona. Se não existe treinamento, disciplina, determinação a vontade pode ser grande, mas o resultado nem tanto. Então, para emagrecer não adianta pensar positivo, tratar as emoções e continuar comendo desregradamente, levar uma vida sedentária e ainda achar que vai ficar fininho.

O terceiro passo. Nesta hora temos que encarar o que levamos a vida toda escondendo, as emoções que paralisam, amedronta, faz fugir de si mesmo e descarrega na alimentação uma tentativa vã de engolir os sentimentos que falta.

Como fazer isso sem ir ao encontro de tudo que tentamos reprimir?
A coragem de ir adiante tem que vir de dentro, de nada adianta pensarmos positivos se evitamos a atitude que devemos tomar. Como diz a bíblia, a fé sem obras é morta.

Felizmente, nesta etapa podemos contar com as terapias alternativas sendo uma ferramentas como a terapia Floral, entre outras terapias naturais alternativas que visam restaurar o equilíbrio das emoções para se conseguir o equilíbrio do corpo.  O protocolo das terapias energéticas tem como função diminuir a intensidade das emoções envolvidas. Com a redução da intensidade, o que era intocável, se transforma em simples lembranças, permitindo que os processos que se transformam em excesso alimentar, sejam trabalhados e transformados em processos mais positivos e saudáveis. Esta etapa é de fundamental importância para o processo de recuperação da forma, regeneração emocional e de vida.

As doenças comuns na obesidade, nem sempre são exclusividade dos obesos. Temos como exemplo a diabete, pressão alta, má circulação sanguínea e doenças do coração entre outras. Em uma análise da psicossomática, temos o lado psíquico envolvido e a interpretação deste fato pode ajudar no trabalho para a perda de peso.  Trataremos de cada assunto em postagens diferentes curtam nossa pagina para receber atualizações.
2 - Análise das Doenças Psicossomáticas Envolvidas no Excesso de Peso

Vamos à analise das doenças psicossomáticas envolvidas no excesso de peso.  “Por este texto não ter a intenção de ser um tratado clínico-cientifico sobre as doenças existentes, irá tratar apenas dos aspectos psíquicos envolvidos nas patologias,  Os aspectos clínicos e os devidos tratamentos médicos devem ser continuados até que a comprovação da cura tenha sido feita”.

Diabete
Numa tradução da psicossomática, pode ser pensada como falta de açúcar na vida. Teoricamente o pâncreas não está conseguindo produzir insulina suficiente para metabolizar o carboidrato.  Contudo uma nova corrente de pensamento relaciona a diabete como um aumento de uma enzima chamada resistina. Interpretando a reação orgânica, pode-se supor que o organismo não quer ficar sem a glicose no sangue. Se aceitarmos o fato do açúcar significar alegria, doçura, a conclusão é que o individuo com alta taxa de glicose no sangue é uma pessoa que está carente, sem alegria, sem prazer, onde a vida é mais um fardo que alegria.  A diabete tem como suas vitimas não apenas os obesos, mas sim toda a população, seja ela gorda, magra, jovem ou idosa. Onde podemos concluir que a diabete, embora quase generalizada entre obesos, também se alastra em toda a população e que esta doença não se refere às conseqüência da obesidade, mas sim de decorrência de processos psicossomáticos que também existem na obesidade.

Pressão Alta
tem como característica o aumento da pressão sanguínea no corpo. Este aumento tem vários fatores envolvidos e o mais notório é a pressão exercida pelo meio em que se vive. Para isso, os fatores que geram essa patologia gira em torno da raiva e na crença que não existe solução possível para algum problema. Geralmente quando se consegue um estado de equilíbrio, bem estar e diminuição do stress se nota melhora na medição da pressão. Eis aí um outro exemplo de doença comum nos obesos e que assola toda a população, sendo que hoje em dia já se percebe a aparição do aumento da pressão arterial em crianças e adolescentes.

Má Circulação Sanguínea

Patologia decorrente de obstrução da circulação do sangue no organismo. Olhando de modo emocional, diz-se que o sangue simboliza a vida, a garra e a determinação. Olhando por esse aspecto, encontramos a falta de motivação à vida. Neste ponto uma reflexão é de fundamental importância: constantemente nos envolvemos em tantos afazeres diários que esquecemos por que estamos vivendo. Dúvidas, frustrações, medos, inseguranças acabam por bloquear a circulação de vida em nosso ser, que pode ocorrer tanto pela rotina como por falta de estímulos. De novo, uma patologia comum em obesos e a população em geral.

Doenças do coração

O coração é considerado o centro emocional do corpo, onde reside o ego, a compaixão, a afetividade, o motor do sangue. Como podemos estar bem se a afetividade não está em dia?  Nos tempos atuais, uma das técnicas usadas para a melhoria da qualidade de vida dos enfartados é a aquisição de um animal de estimação ou a adoção de um hobby com a intenção de despertar a afetividade e a emoção em um individuo que sempre preteriu a razão e geralmente opinou pelo estado emocional, e não emocionado.  Meu Deus, está ficando repetitivo, mais uma comum nos obesos e na população em geral.

Como podemos perceber, doenças comuns em obesos têm sua origem nas emoções mal resolvidas. A meu ver, a obesidade não é a causa das doenças, mas o conjunto de desequilíbrios que causa a obesidade. São comuns relatos onde o emagrecimento equilibra o organismo. Um olhar superficial poderia concluir que a obesidade era a origem, mas se prestarmos atenção às mudanças necessárias para emagrecer, veremos muitas barreiras emocionais serem ultrapassadas.

Pelo exposto, penso que o caminho a ser seguido é a liberação emocional do ser, e não apenas fórmulas mágicas ou dietas mirabolantes que visam apenas a mecânica do corpo.  Mas a pergunta que não quer se calar é:   Como fazer essa mudança?

3 - Mudanças para Libertação Emocional do Ser

Felizmente, existem as terapias naturais alternativas, ou seja, várias maneiras rápidas (se comparado com os tratamentos psicológicos convencionais, que levam anos em consultório) e eficientes de se tratar e curar disfunções físicas e emocionais com resultados excelentes.  Hoje em dia, até mesmo a classe médica, começa a aceitar a eficiência das chamadas terapias holísticas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já recomenda a prática da terapia floral como complementar à medicina tradicional. Complementar, porque a terapia Floral não substitui a medicina convencional e vice-versa. Cada uma delas atua em diferentes campos, unindo forças para melhorar as condições de vida dos seres humanos e do Universo. A OMS reconhece inclusive que 85% das doenças conhecidas poderiam ser tratadas sem o uso de medicamentos alopáticos, principalmente com a mudança de hábitos, de costumes e atitudes.
 

Na SAGITTA Terapias Alternativas  podemos contar com ferramentas como a terapia Floral, massoterapia, fitoterapia, quiropraxia, etc..  que visam restaurar o equilíbrio das emoções para se conseguir o equilíbrio do corpo.  O protocolo das terapias alternativas tem como função diminuir a intensidade das emoções envolvidas. Com a redução da intensidade, o que era intocável, se transforma em simples lembranças, permitindo que os processos que se transformam em excesso alimentar ou doenças, sejam trabalhados e transformados em processos mais positivos e saudáveis. Esta etapa é de fundamental importância para o tratamento de recuperação da forma, regeneração emocional e de vida, embora o resultado compense todo o esforço.

Terapeutas : Antonio Moura e Luzia Moura

Rua Mario Ramos 183, Cidade Nova, Canavieiras - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário