sexta-feira, 27 de março de 2015

QUIROPRAXIA

É a área da saúde que trata e previne doenças dos sistemas nervoso, muscular e esquelético por meio de terapia manual, principalmente manipulação das articulações. O quiropraxista diagnostica e faz o tratamento da má posição das articulações, que interferem na função normal de músculos e nervos.
 Ele trata, por exemplo, de hérnia de disco, alteração postural e dor nas costas ou de cabeça. Para isso, faz uso de exercícios físicos, reeducação postural e manipulação.
 Pode trabalhar em parceria com fisioterapeutas e encaminhar o paciente para tratamento com um ortopedista, reumatologista ou neurologista. Atua em consultórios particulares, clínicas multidisciplinares, clubes esportivos, academias e empresas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.


Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.

A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.


Hipoteticamente, conseqüências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação.

O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.
 
Terapeutas Holisticos em Canavieiras- BA: 
Antonio Moura e Luzia Moura
 Rua João Batista Viana 92 – Bairro São Sebastião
Tel: 9838-0214/9154-0401/8866-9770/ 99092169/ 3284-4484

Terapia floral



A terapia floral, resgata um princípio fundamental da medicina, emanada pelo pai da medicina, Hipócrates, hoje bastante esquecida pela maioria dos médicos.
Ele dizia que todo ser humano tem uma força curativa natural, que habita dentro dele, e essa força pode ser traduzida por confiança, fé, amor e conhecimento. 
Também apregoava que o paciente deveria ser visto como um todo, corpo e alma. E desafiava: "O médico que não entender da alma humana, não entenderá nada do corpo".
Os florais tratam da alma, das emoções, dos desequilíbrios, das nossas sombras: os medos, as ansiedades, as angústias, as depressões, as tristezas, as mágoas, os apegos, as raivas. A medicina hoje já admite que quase todas as doenças físicas tenham origem emocional, os florais podem ser potente preventivo. 

A medicina alopática é importante e fundamental  aos seres humanos, mas ela não trata da causa primeira da doença, só da consequência, da moléstia instalada, sem enxergar a causa emocional, sem ver a "alma" do paciente, que, de fato, gerou a doença. E é exatamente aí que a terapia floral pode atuar e ser um complemento importante do tratamento alopático; e é o que fazem muitos médicos atualmente.



Terapeutas florais em Canavieiras- BA: 

Antonio Moura e Luzia Moura

 Rua Mario Ramos, 183 - Cidade Nova 

Tel: 99838-0214/98866-9770/ 999092169/ 3284-2659